As olheiras são marcas profundas na região dos olhos com coloração formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior . Os principais fatores causais são: genética, exposição solar, tabagismo, etilismo, privação de sono, anticoncepcionais, paciente que usam colírios para glaucoma, Por isso, é necessário investigar e avaliar direitinho qual é o tipo das suas olheiras e aí, sim, fazer um tratamento mais efetivo com um dermatologista de confiança.
Sabia que há quatro tipos diferentes de olheiras?
Olheira pigmentar: ela é causada pelo excesso de depósito de melanina na pele, e geralmente apresenta uma cor mais amarronzada. A causa dessa hiperpigmentação costuma estar associada a peles morenas e negras, principalmente, de algumas etnias específicas, como árabes, turcos ou indianos. Esse excesso de pigmentação, porém, também pode ser residual, como por exemplo, ligado a algum processo inflamatório, como rinite.
Olheira estrutural: ela surge por conta da anatomia óssea do rosto. Pessoas que têm os olhos “fundos” acabam com uma sombra na região periocular, que escurece a área.
Olheira vascular: essa é a tão conhecida “olheira de cansaço”, causada pelo aumento da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos, que também podem causar inchaço. A coloração, em geral, tem tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo.
Olheira mista: ela é bastante comum e acontece quando há uma soma de um ou mais tipos. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma combinação dos três.
Tratamento
Há muitos tratamentos para quem quer amenizar suas olheiras, que vão de agentes clareadores à intervenções cirúrgicas, por isso, se as suas te incomodam, procure um especialista, já que para cada tipo de olheira há um tratamento específico. Aplicações com ácido hialurônico costumam ser indicadas para o tratamento de olheiras profundas, pois atuam no preenchimento da região.