Pode transmitir botulismo: MITO!
A toxina botulínica realmente é produzida a partir da bactéria causadora do botulismo, no entanto, a substância é purificada e utilizada em pequenas doses, o que garante a segurança do procedimento.
A toxina botulínica ajuda a amenizar rugas e marcas de expressão: VERDADE!
A aplicação da toxina promove relaxamento muscular, dessa forma, suaviza os movimentos que provocam o surgimento de rugas e marcas de expressão.
O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas: MITO!
O Botox pode ser utilizado apenas para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas causadas pela movimentação dos músculos da face. Dessa forma, o tratamento é efetivo para eliminar os famosos pés de galinhas, além de marcas localizadas na testa e entre os olhos.
O efeito é imediato: MITO!
Após 72 horas é possível observar mudanças na aparência, porém o resultado final só pode ser visto após 1 ou 2 semanas.
É contraindicado para grávidas: VERDADE!
Assim como outros procedimentos, o Botox tem algumas contraindicações. As gestantes, em especial, não podem realizar a aplicação por não existirem estudos que comprovem a segurança da substância para a gestante e para o bebê. Testes realizados em animais indicam o que o uso pode levar à complicações no parto. O procedimento ainda é contraindicado para: mulheres que estejam amamentando; pacientes alérgicos aos componentes utilizados no tratamento; e portadores coagulopatias ou de doenças neuromusculares e imunológicas.
O resultado é permanente: MITO!
A aplicação de toxina botulínica bloqueia os movimentos musculares da região aplicada, mas após um certo período – geralmente 6 meses –, o organismo cria novas vias para transmitir a informação dos neurônios para os músculos, reativando a movimentação.
A aplicação de toxina botulínica também ajuda a tratar doenças: VERDADE!
Além de contribuir com o rejuvenescimento, a aplicação também pode contribuir com o tratamento de diversas doenças, como bexiga hiperativa, blefaroespasmo, estrabismo e enxaqueca.